Rock or not Rock

Rock in Rio é um festival de música que foi idealizado pelo empresário Roberto Medina em 1985, sendo, desde então, reconhecido como o maior festival musical do planeta. Originalmente criado no Rio de Janeiro, tornou-se um evento de repercussão mundial.
A música, bem como diversas outras formas de manifestação artística, sempre teve um papel fundamental na história e o rock, dentre outros estilos, encontrou o seu lugar: a “Cidade do Rock”, local projetado especialmente para esse festival que serve de palco para atos de protesto social e político.
Em sua 18° edição, em apenas 3 dias de evento, já tivemos artistas brasileiros e internacionais abrindo espaço para críticas ao sistema político brasileiro e aos problemas socias. Como fez Alicia Keys no último domingo (17), convidando uma representante indígena para discursar sobre extinção de reserva ambiental. Além disso, surgiram várias discussões via internet, devido ao LINE UP bem eclético do Rock in Rio 2017. Amantes do Rock vem questionando a veracidade do nome que o evento carrega, “Rock” in Rio, por meio de comentários como: “O próprio nome já fala Rock in Rio, cadê o Rock ?”; “Se fosse para ter Pop, mudasse o nome do evento para Pop In Rio“. Essas pessoas realmente sabem de onde o nome do festival se originou? Já deu para perceber que não. Vamos então voltar às suas origens.
Quando o evento ainda era uma sementinha na cabeça de Roberto Medina, o Brasil vivia uma ditadura militar, em que tudo era censurado, principalmente a música. Cansado de ver a sociedade toda cabisbaixa, aceitando tudo o que lhe era imposto, eis que surge uma luz no fim do túnel, eis que surge a expressão “Rock in Rio“, que na verdade significa “Agita Rio”. Convenhamos que o estilo musical rock, que é uma junção de outros estilos, sempre foi associado à rebeldia. Resumindo: Ditadura militar + censura – liberdade = necessidade de mudança + protesto. Por que não usar usar a palavra rock? Já que essa palavra carrega vários significados e todos apontam para a revolução. Então nasceu esse evento que não é e nunca foi exclusivo para os adeptos que curtem Rock n’ Roll… Se fosse, chamaria “Rock n’ Roll in Rio“.
Com Rock no título do evento ou não, aprecie, viva a música, viva a liberdade de expressão! O evento ainda ocorrerá do dia 21 ao dia 24 de setembro, com grandes nomes da música nacional e internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *