País do Futebol: Fim do jejum e o pentacampeonato

O tricampeonato de 1970 ficou marcado na história, uma campanha completamente irrepreensível com um time extremamente talentoso e qualificado. Craques como titulares, craques como reservas, era uma equipe incomum. Mal sabiam os brasileiros que aquela copa que tanto lhes empolgou daria início a um jejum de 24 anos sem a conquista do título mais importante do futebol mundial. O Brasil não passava vexames, até empolgava os torcedores em algumas edições de copas, mas havia alguns acidentes de percurso que resultavam em eliminações e derrotas.

Em 1990, o sonho acabou nas oitavas de final, quando o Brasil foi eliminado pela Argentina que era a atual campeã do mundo e mais à frente no torneio, seria vice campeã, pois perderia para a Alemanha na final.

O Brasil teve trabalho para conseguir se classificar para a disputa da Copa de 1994, só confirmou a classificação no último jogo das Eliminatórias Sul-Americanas. Chegou então à Copa do Mundo de 94 sediada pelos Estados Unidos. O Brasil não tinha um time brilhante, mas possuía solidez defensiva e efetividade quando chegava ao ataque, afinal, lá estavam Bebeto e Romário. A palavra mais adequada para ser relacionada à seleção daquele ano é “equilíbrio”. Carlos Alberto Parreira, o então técnico da seleção brasileira, montou uma equipe equilibrada defensivamente e ofensivamente. O Brasil fez bons jogos, eram suficientes para ir se classificando para as fases seguintes. Conforme a Seleção ia avançando, a esperança voltava aos corações dos brasileiros que enxergavam naquele time um possível fim para o enorme jejum de vinte quatro anos. O Brasil chegou à final, sua adversária era a seleção italiana, seleção que também não era brilhante,  classificou-se por muito pouco na fase de grupos e foi crescendo ao longo da competição. Ambas as equipes em busca do tetracampeonato foram à disputa da final, o jogo foi truncado, 0x0 no tempo regulamentar e na prorrogação. Na disputa de pênaltis, a seleção Brasileira contou com a estrela de Taffarel que defendeu uma das cobranças da Itália e com os erros de Franco Baresi e Roberto Baggio que isolaram suas oportunidades. A seleção Brasileira perdeu uma de suas cobranças, mas mesmo assim se sagrou tetracampeã mundial de 1994, pois venceu a disputa de pênaltis por 4×2. Eis que o jejum chegou ao fim e a seleção Brasileira voltou a ser campeã após 24 anos.

Em 1998, o Brasil fez uma boa campanha, conseguiu chegar à final, mas a França foi soberana no jogo, derrotou o Brasil por 3×0 e foi campeã do mundo. Após a frustrante final de 1998, lá estava o Brasil mais uma vez para a disputa da Copa do Mundo. O ano era 2002, o técnico Luís Felipe Scolari (Felipão) e a competição sediada por Japão e Coréia do Sul. O elenco da seleção possuía jogadores de renome mundial como: Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho, Cafu, Roberto Carlos, entre outros. Por mais que essa seleção tivesse grandes jogadores, não era esperado muito dela. A campanha nas Eliminatórias não havia empolgado e esse cenário foi transmitido para a Copa. Entretanto as expectativas foram superadas, a seleção Brasileira fez um exímio torneio e se sagrou como primeira e única seleção pentacampeã mundial de futebol da história até os dias atuais(2020). Essa equipe ficou conhecida como família Scolari, pois o técnico possuía um ótimo relacionamento com seus comandados. Ronaldo Fenômeno foi o artilheiro daquela copa, marcou 8 gols, sendo dois desses gols os que garantiram a vitória do Brasil sobre a Alemanha na final da competição.

Após 2002, o Brasil não foi mais campeão do Mundo e em 2014 teve a derrota mais vexatória de sua história enquanto seleção, foram os 7×1 sofridos contra a Alemanha na semifinal do campeonato que foi sediado no Brasil pela segunda vez na história. Mas essa derrota não foi capaz de manchar toda a trajetória espetacular da maior campeã de Copas do Mundo até os dias de hoje. A única seleção pentacampeã do Mundo é o Brasil, e isso prova que por mais que os inventores do futebol não sejam os brasileiros, são eles que revolucionaram esse esporte com toda sua originalidade atrelada ao seu estilo único e encantador de jogá-lo. Com certeza essa seleção viverá dias melhores em um futuro que todos esperam que esteja próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *