Efeitos Colaterais

Surtos de doenças impactam a sociedade não só no setor de saúde, mas também nos setores econômicos e turísticos.

Assim como a pandemia de Gripe Suína em 2009 e a epidemia de Ebola na África Ocidental em 2013, atualmente, a pandemia de Coronavírus torna-se uma preocupação em nível global. O setor de turismo em regiões infectadas é bruscamente atingido, considerando a recomendação de profissionais da saúde para que se evitem áreas de risco e não se frequentem ambientes fechados como teatros e museus. Celebrações religiosas e shows pelo mundo inteiro também estão sendo cancelados, com o objetivo de evitar a proliferação do vírus.

Na economia também são perceptíveis consequências como as quedas nas Bolsas de Valores e o disparo no valor do dólar comercial, que ultrapassou R$ 4,50. Medidas preventivas que visam amenizar efeitos que o surto de COVID-19 pode trazer às empresas têm sido adotadas. Além disso, países da Europa fecharam suas fronteiras a todos os estrangeiros e decretaram quarentena, restringindo a mobilidade mesmo dentro do país, como forma de combater a pandemia.

Em torno de todos esses impactos, são disseminadas infinidades de falsas informações. Autoridades ligadas às áreas da saúde trabalham para evitar o pânico da população quanto à doença, que já foi reconhecida como uma pandemia pela OMS.

Mesmo que ainda não exista vacina ou tratamento específico, cuidados como evitar locais com aglomeração de pessoas, tomar medidas de higiene pessoal e, ao apresentar sintomas, procurar ajuda médica e utilizar máscara para reduzir o risco de transmissão, podem ser tomados para que o vírus seja contido.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *