Variados

“O que é mais difícil não é escrever muito; é dizer tudo, escrevendo pouco”
Júlio Dantas

O futebol e a pandemia

O Ministério Público recomendou à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que os campeonatos de futebol sejam paralisados diante do agravamento da pandemia do Coronavírus, mesma…

DEFENDA O SUS

“Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros…

Pandemia e saúde emocional

Ansiedade, medo, tensão, incerteza e apreensão são alguns dos sentimentos vividos por muitas das pessoas, principalmente, neste atual período de pandemia. O isolamento social se…

Autonomia ameaçada

É mais que comum ouvirmos de pessoas mais experientes que atualmente as coisas são fáceis e que tudo “está na mão” sem esforço algum. Eles…

O futebol e a pandemia

O Ministério Público recomendou à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que os campeonatos de futebol sejam paralisados diante do agravamento da pandemia do Coronavírus, mesma recomendação feita a algumas federações estaduais de futebol em específico. O fato de o país atravessar o momento mais grave da pandemia desde o seu início, com alta na média do número de casos confirmados e mortes, é a base da recomendação feita pelo Ministério Público. No entanto, o futebol apresenta atributos e características que diferem dos demais setores de trabalho no atual período vivido e que devem ser levados em consideração. O futebol profissional…

DEFENDA O SUS

“Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” Constituição Federal de 1988 A Constituição Cidadã, promulgada em 1988, assegura direitos básicos dos cidadãos e deveres que o Estado deve cumprir. Por exemplo, o cidadão tem o direito a um processo penal justo, e é dever do Estado cumpri-lo garantindo que não haja abusos, como tortura, e também garantindo a presumibilidade de inocência, até que  acabe o…

Inclusão: um passo para a exclusão

São diversas as esferas que possibilitam abordagens com respeito à inclusão social. Entretanto, a que aparenta ser mais comum e evidente é a de pessoas com deficiência. O Estatuto da Pessoa com Deficiência contém os direitos com os quais os indivíduos com alguma anomalia, seja ela física, mental, ou de qualquer outro tipo, tenham a possibilidade de viverem suas vidas de modo normal como quaisquer outras pessoas, entretanto, em grande parte das vezes, isso acaba ficando apenas na teoria. Existem algumas leis que buscam assegurar e sustentar o processo de inclusão de pessoas com deficiência em ambientes sociais distintos. Tem-se como exemplo a Lei…

Começar, persistir e conquistar

É comum no início dos anos estabelecermos metas, definirmos pontos a serem melhorados, coisas a serem mudadas e hábitos a serem revistos. Mas, com o passar do tempo, notamos que a maior parte de todo o planejado acabou se tornando um fiasco, pois nós acabamos não sendo capazes de cumprir com o que nos propusemos. Podemos pensar: “Agora é tarde, já fracassei em tudo que propus a mim mesmo. Ano que vem preciso ser diferente”. Para não generalizarmos as situações, vamos entender primeiramente o porquê de sempre querermos estabelecer datas iniciais para tudo. Com certeza, já pensamos ou falamos o…

Pai: figura MASCULINA!

Antes de tudo, vamos às definições de pai que constam no Google, quando se digita na barra de pesquisa “definição de pai”, no presente momento da data de escrita desse texto. Seguem as definições da Oxford Languages: homem que gerou um ou mais filhos; genitor, progenitor. homem em relação aos seus filhos, naturais ou adotivos. Essas são as duas primeiras definições que aparecem no Google quando a pesquisa é efetuada. E o que elas têm em comum? Ambas possuem a palavra homem! Recentemente, uma empresa de cosméticos lançou uma determinada campanha de publicidade para o dia dos pais com a…

Pandemia e saúde emocional

Ansiedade, medo, tensão, incerteza e apreensão são alguns dos sentimentos vividos por muitas das pessoas, principalmente, neste atual período de pandemia. O isolamento social se apresenta como um fator agravante em meio a isso tudo. Bem já dizia Aristóteles, “O homem é um animal político”. Esse pensamento nunca fez tanto sentido quanto agora. A partir do estabelecimento de uma relação entre ele e a realidade que está sendo vivida é natural a compreensão de que a vida em comunidade é necessária para que o humano possa usufruir da plenitude de sua existência. O atual momento é extremamente atípico. A partir…

Autonomia ameaçada

É mais que comum ouvirmos de pessoas mais experientes que atualmente as coisas são fáceis e que tudo “está na mão” sem esforço algum. Eles têm certa razão com relação a isso. A praticidade que temos hoje, principalmente por ocasião do desenvolvimento da tecnologia, acabou facilitando diversos processos. Não só em nossas vidas, mas no mundo como um todo, em diversas áreas. O fato de muitas coisas estarem mais simples de serem realizadas acaba acomodando alguns de nós e, por essa razão ,quando algo exige um mínimo de esforço para ser realizado, acabamos colocando-o de lado e damos prioridade a…

Visão panorâmica

Qual foi a última vez que paramos para contemplar o esplendor do céu? Ou a beleza da lua? Ou uma simples paisagem que fosse? Talvez a maior parte das pessoas nem seja capaz de trazer à memória as ações citadas nas indagações feitas acima. A monotonia proporcionada pela rotina e pela padronização das ações que realizamos muitas vezes nos impede de admirarmos as maravilhas naturais que existem a nossa volta. A maioria de nós tem como instinto natural focar a visão nas coisas que são habituais. Colocamos nossa  atenção em coisas corriqueiras que são figuras constantes em nossos cotidianos.  …

Para haveres de nossa sanidade…

     Ao sairmos do ventre, nosso primeiro contato com o mundo resulta em um choro, o primeiro choro, que representa o choque com a existência, o choro que nos permite respirar de forma autônoma.     Nossos primeiros dias de vida são totalmente indefesos e dependentes de nossos cuidadores. Ao crescermos, desenvolvemos nossos primeiros passos e indícios de fala. Mas perante todo esse desenvolvimento, você já se questionou quando foi sua primeira percepção de ser você? Quando foi a primeira vez que nos sentimos realmente presentes em nós mesmos, de forma a reconhecer quem somos e onde estamos? Qual foi…

Ponto Final

Posso ver brilhar em teus olhos Através de tua íris O reflexo dela Não o meu, Jamais o meu Entregue a um deleite juvenil De um êxtase de amor E pela primeira vez não me importo De não ser eu Tua prece fervorosa Teu sorriso mal contado Teus segredos tão bem guardados Teus sonhos calados E nessa cálida noite Quando te escondeste sob o manto de Vênus E jurou teu amor por ela Assisti a tudo Como em uma novela E acredita Prezo por teu final feliz Mesmo sabendo que não será comigo E guardo em meu peito Nada além…

A “gripezinha” mortal de um presidente “atleta”

Em dezembro de 2019, foram registrados os primeiros casos de Covid-19, doença causada pelo vírus Sars-Cov-2, na província de Wuhan, na China. A enfermidade supracitada acomete o sistema respiratório, causando pneumonia, e podendo levar à morte. Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou pandemia e, emergentemente, os governos mundiais estão decretando situação de calamidade pública ao passo que ditam quarentena a suas populações.O Brasil (lê-se governos estaduais e municipais), seguindo o restante do mundo, está, gradativamente, fechando comércios e fronteiras, e estabelecendo restrições de circulação. Com tais medidas, grupos de pessoas começaram a indagar sobre…

(RE)AÇÃO

    Quando a questão é a sobrevivência, as prioridades são revistas, o jogo muda, o que parecia tão importante há alguns dias, agora já não faz diferença. Em tempos de quarentena, assombrados pela pandemia, somos levados a refletir.     Se o vírus nos separa fisicamente pelo isolamento, por outro lado nos une pela fragilidade da condição humana. Os planos, os encontros, as viagens, os compromissos inadiáveis, o trabalho, a rotina, enfim, tudo se dissipa e desaparece como a neblina. Vivenciamos o provérbio bíblico cujo ensinamento é que “o coração do homem traça seu caminho, mas o Senhor lhe…

Efeitos Colaterais

Surtos de doenças impactam a sociedade não só no setor de saúde, mas também nos setores econômicos e turísticos. Assim como a pandemia de Gripe Suína em 2009 e a epidemia de Ebola na África Ocidental em 2013, atualmente, a pandemia de Coronavírus torna-se uma preocupação em nível global. O setor de turismo em regiões infectadas é bruscamente atingido, considerando a recomendação de profissionais da saúde para que se evitem áreas de risco e não se frequentem ambientes fechados como teatros e museus. Celebrações religiosas e shows pelo mundo inteiro também estão sendo cancelados, com o objetivo de evitar a…

Relações humanas e a empatia

Poucas pessoas conhecem e menos ainda praticam a empatia, descrita no dicionário como “faculdade de entender emocionalmente alguém”. A capacidade de entender os porquês de determinados comportamentos das pessoas à nossa volta, seus sofrimentos e felicidades faz parte da personalidade de uma pessoa empática, mas separar opiniões pessoais e julgamentos sobre as atitudes dos outros indivíduos é a tarefa mais árdua. Não é necessário concordar com todas as pessoas e suas respectivas ações, mas é necessário entender os porquês das decisões alheias e respeitá-las. É fácil ter empatia com as pessoas com quem temos sintonia, pois não há divergência de…

Cultura: Prioridade desprezada

O Brasil é um país muito vasto culturalmente. Isso se deve à condição de sua cultura ser proveniente de inúmeras localidades que possuem diferentes hábitos, costumes e manifestações artísticas. Entretanto, tamanha extensão cultural não é usufruída de modo efetivo, pois alguns fatores obstruem o seu acesso. A maior parte das instituições e eventos de âmbito cultural se baseiam no lucrativismo. Desde teatros e espetáculos até exposições de arte e outros semelhantes. Habitualmente, a grande maioria dos cidadãos brasileiros considera esses elementos como luxos desnecessários e focam suas rendas nos gastos básicos de manutenção de vida. Outro fator atrelado a esse…

As consequências das relações humanas

    “Ninguém nasce odiando alguém pela cor de sua pele, origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” Paralelamente à afirmação de Nelson Mandela, na contemporaneidade, discutimos a empatia e as relações humanas. Dentre os fatores corroborativos para tal discussão, observamos o elevado índice de violência e a exclusão de grupos que se encontram em vulnerabilidade social.     Quanto à crescente taxa de violência no mundo, apresentamos uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), esta revela que 1,6 milhão de pessoas no mundo…

Sobre amar…

Amar, a mais nobre forma de expressar a lealdade do teu amor… Por amar, permite-te a experimentação glamorosa do sentir, o que te leva à comoção, Teu amor torna-te vulnerável aos vícios mundanos, de forma a fragilizar teu ego, A forma como tu amas torna-se tua acepção de ser e de sentir, Do teu amor, teu destino se declara, Pelo teu destino, descobre-te quem é digno de teu mais puro sentimento, Teu amor torna-te capaz de comover alguém a teu âmago, Teu amor te corrobora ao intenso sofrimento, menospreza-te a solidão, Mas permite que tua alma seja relevada ao esplendor,…

DEFENDA O SUS

“Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros…

O futebol e a pandemia

O Ministério Público recomendou à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que os campeonatos de futebol sejam paralisados diante do agravamento da pandemia do Coronavírus, mesma…

Pandemia e saúde emocional

Ansiedade, medo, tensão, incerteza e apreensão são alguns dos sentimentos vividos por muitas das pessoas, principalmente, neste atual período de pandemia. O isolamento social se…

Autonomia ameaçada

É mais que comum ouvirmos de pessoas mais experientes que atualmente as coisas são fáceis e que tudo “está na mão” sem esforço algum. Eles…
1 2 3 4 5 18 19 20 21