Séries

“Esse episódio de imaginação a que chamamos realidade”
Fernando Pessoa

Barofobia l

A potência aeroespacial dentro de mim já não reside Propulsões e propulsões ao centro me direcionam Uso temporárias satisfações, para meu fraco foguete, que me…

Carta a uma sociedade que desvaloriza a educação

Caro leitor,Estou escrevendo este texto com olhos inundados, ao pensar na realidade que nosso país enfrenta. Já não bastassem as quatro mil mortes diárias por COVID (mortes evitáveis), já não bastasse o país sendo visto internacionalmente como um pária, já não bastasse o psicológico de todos os brasileiros abalado; agora temos que lidar com o fato de que a UFRJ, considerada a melhor instituição de ensino do país e a segunda melhor da América Latina, terá que fechar suas portas por causa da falta de investimentos. Por causa da negligência de um governo fascista e com um projeto de poder…

País do Futebol: Origem, implantação e profissionalização do esporte

Muitos pensam que o Futebol teve sua origem na Inglaterra, mas isso é um grande erro. O futebol já era praticado desde a antiguidade. Não no modo como é conhecido atualmente, pois tinha denominações diferentes e possuía algumas diferenças comparado ao esporte atual. Já era praticado na China com o nome de Tsu Chu; no Japão, como kemari; na Grécia, como Epyskiros; e em Roma, como Harpastum. O que os ingleses fizeram foi a formulação das primeiras regras e a fundamentação da base do esporte conhecido atualmente. Existem muitas teorias a respeito da chegada do futebol no Brasil. Alguns consideram…

País do Futebol: Fim do jejum e o pentacampeonato

O tricampeonato de 1970 ficou marcado na história, uma campanha completamente irrepreensível com um time extremamente talentoso e qualificado. Craques como titulares, craques como reservas, era uma equipe incomum. Mal sabiam os brasileiros que aquela copa que tanto lhes empolgou daria início a um jejum de 24 anos sem a conquista do título mais importante do futebol mundial. O Brasil não passava vexames, até empolgava os torcedores em algumas edições de copas, mas havia alguns acidentes de percurso que resultavam em eliminações e derrotas. Em 1990, o sonho acabou nas oitavas de final, quando o Brasil foi eliminado pela Argentina…

Barofobia l

A potência aeroespacial dentro de mim já não reside Propulsões e propulsões ao centro me direcionam Uso temporárias satisfações, para meu fraco foguete, que me mantêm em órbita do mesmo buraco negro.   Receio o buraco negro, entretanto, temo mais ainda que eu me acostume a orbitá-lo Prosseguindo nos devaneios da tralha que me mantém vivo reflito sobre um possível futuro cosmicamente inexistente   Não há combustível infinito, hei de atrofiar, O horizonte do horizonte de eventos, Quantas quantas hei de não mais ser? história não observacional tornar-me-ei   Definitiva é a rota que meu rumo há de tomar, assim…

País do Futebol: A saga de uma seleção tricampeã do mundo

“País do futebol”, esse é o modo como muitos se referem ao Brasil devido a diversos fatores. O principal é o de que a Seleção Brasileira é a maior campeã da história das Copas do Mundo. São 5 títulos mundiais, as outras duas seleções com mais títulos são a Alemanha e a Itália, ambas com 4. Mas o que fez o Brasil atingir com êxito esses cinco troféus tão cobiçados por tantas das seleções de alto nível existentes no planeta? A resposta a essa pergunta encontra-se na ginga que é característica principal de nosso futebol raiz, um futebol capaz de…

Redes Sociais: Mais um “Click”

”Click” ou “Splash”, simples palavras utilizadas em cartoons e tirinhas para expressar nada mais do que se tornou nossa atual sociedade. “Click” e você tem uma câmera na sua direção. “Splash” e cá estamos nós tentando recuperar nossa visão após um flash direto em nosso rosto. Nós nos tornamos nada além de o click de uma câmera e pixels atrás de uma mini tela de mercúrio e mais um monte de misturas que não possuem muita utilidade aqui. Somos uns para os outros uma foto no Instagram, uma postagem no Twitter ou uma mensagem no Whatsapp, a idealização de algo…

Redes Sociais: ampulheta virtual

A qualquer momento alguém pode acessar a internet através de um dispositivo móvel, seja um smartphone, um tablet, um notebook ou outro aparelho similar. A maioria dos acessos feitos se direcionam às redes sociais. Ninguém é capaz de resistir a uma checada básica para se inteirar do que está em alta. O problema existe quando essas checadas acabam se tornando corriqueiras e tomam mais tempo do que deveriam. A população brasileira é a segunda no mundo que passa mais tempo nas redes sociais. Segundo um estudo feito pela We are Social são cerca de três horas diárias gastas na internet…

15 Cartas Sobre Você: Carta Dois

A cidade já começava a acordar e, sentada na sacada, Grace deixou que o calor do café na xícara aquecesse suas mãos gélidas e o roupão felpudo a envolvesse como um casulo. Os cabelos castanhos claros e encaracolados presos em um coque frouxo, alguns fios rebeldes se desprendendo e caindo em seu rosto. Grace jamais estaria nos padrões de beleza impostos pela sociedade, mas era dona de uma beleza exuberante e tão natural. Tinha o rosto em formato de coração, maçãs do rosto bem desenhadas, um belo par de olhos violeta, e uma boca consideravelmente grande, afinal, como 15 gostava…

Redes sociais: Liberdade de opinião vs. Intolerância

É comum alguém se manifestar a respeito de algo e imediatamente várias pessoas repercutirem o ocorrido. As redes sociais são o melhor exemplo disso na atualidade. Funcionam como canal de divulgação das mais variadas opiniões relacionadas aos mais diversos assuntos. Pode-se dizer que qualquer um tem liberdade incondicional para expor seu modo de pensar relacionado a determinado tema. Entretanto, existem divergências de ponto de vista, como em todos lugares e, infelizmente, a grande maioria dos utilizadores de tais mídias não sabem respeitar tais diferenças que existem apelando à ignorância e à falta de respeito, em alguns casos. A todo momento…

Por um único instante

Chamo-te de amor Clamo para que fique E chama-me de amor Pois um dia te amei Pois um dia, me amou Fizeste de mim teu porto seguro E fiz de ti minha única guia Te desenhei e marquei cada traço teu Permiti que mapeasse cada centímetro do que sou, cada partícula de minha alma Porque um dia fui tua E um dia foste meu Nos pertencemos, como jóias preciosas Permanecemos no paraíso enquanto pudemos Dançamos ao som da batida de nossos corações E permitimos que nossas almas se tocassem Por um instante Foi todo o meu mundo Por um instante…

Redes sociais: Exposição excessiva

As necessidades que as pessoas têm em mostrarem o que estão fazendo, como são suas vidas e os bens que possuem é evidente. As redes sociais assumem um importante papel dentro dessa realidade, pois são utilizadas como meio de satisfazer essas compulsões. Porém, até onde vão os limites desses tipos de situações? A superexposição da vida pessoal na internet se tornou comum, mas deve-se levar em conta que isso não significa que seja adequada. Afinal, todo e qualquer tipo de excesso resulta em consequências negativas. Do mesmo modo, ao exporem o cotidiano nas redes sociais de modo exagerado, os indivíduos…

15 Cartas Sobre Você: Carta Um

Sentada na cadeira de madeira marrom escura, acolchoada, a mulher ignorou o som do disco que tornava a tocar na vitrola. Na verdade, ela até gostava, fazia com que os sentimentos fluíssem de forma, talvez, mais reconfortante e livre dentro dela. Permitiu que a caneta deslizasse por entre seus dedos e sua ponta tocasse a folha de tom já amarelado, tornando a cena vintage, a seu ver, até que meros rabiscos começassem a virar palavras, talvez não tão doces como deveriam ser, no entanto vinham de dentro dela, eram os sentimentos presos em sua alma, em uma turbulenta luta com…

] Insira o título aqui XXV [

Assim como nossos leitores, a Insira o título aqui tirou férias. Foi inevitável e não planejado, mas amamos escrever sobre as coisas esquisitas do mundo sobre as quais ninguém fala.Para os novos leitores, a série é um compilado dos textos mais inúteis e carentes de sentido no nosso querido blog, portanto, consideramos comum a prática de escrever sobre a grama ou escrever sobre nada.Quantas coisas aconteceram desde o último texto “sem título” que escrevemos? Nós respondemos: muitas coisas.Assim como nós, a Insira evoluiu e está em constante mudança, mas a meta de que alcancemos 52 textos, ou seja, um ano,…

Esse Eu Seu 2

Na persona que você fez crescer, Agora pergunto-me sem entender: O que isso vem a ser? E, de modo que parece até viver, O Eu responde que para o compreender Teria que completamente deixar-me e esquecer Aquele antigo ser Que não se permitia crer, E dessa forma deixar, ele, o Eu vencer Não negando mais a vontade de o querer. Louvando aquele que vem a ter Toda essa criação e poder. Como um tapa, noto que no fim para me autoresponder, Terei que do meu ego correr, Terei de deixar minha mudança acontecer Para assim poder LHE ver.

Almas do Intelecto – Cap. 1

Lá estavam, as pequenas almas pensantes, ao redor de um paredão complexo e enigmático. O ar era gélido e havia poucos feixes de luz. A única luz que entrava no ambiente era a da vidraça, no teto, em um formato circular. Essa luz revelava o semblante do local: prateleiras e mais prateleiras, carregadas de livros, escadas que pareciam se aprofundar em um abismo. Um ambiente calmo, no entanto, desolador.  Estavam encarando as estantes, procurando por algo. Seus corações palpitavam, seus rostos revelavam uma ígnea tristeza, e por fim, estavam sozinhos. A única proteção que possuíam eram seus mantos longos de…

Esse eu seu

Logo eu? Lastimável esse caso que me aconteceu, Era livre, agora me prendeu. Incalculável o tamanho disso que ergueu, Rebuscado modo de tornar-me seu, Bastou, apenas, transformar-se em deus para um ateu. Agora logo eu? Garantido em meu ceticismo, agora crendo em ti, meu deus!   Gerou em mim um novo eu? Seu? Aquele cético frio morreu!? Banhei-me na crença; como se fosse o Mar Egeu. Rogando a ti como se sempre aquele fosse eu… Inevitavelmente velando a persona que morreu, Entretanto celebrando o novo ser que nasceu. Logo um eu? Antes vivo, depois morto e agora que surgiu, cresceu……

Barofobia l

A potência aeroespacial dentro de mim já não reside Propulsões e propulsões ao centro me direcionam Uso temporárias satisfações, para meu fraco foguete, que me…
1 2 3 4 5 6