Cartas

“Com cartas brancas, senhor cônsul solta Pombos de papel”
Erico Veríssimo

Dear me

Querida eu, Ontem, enquanto gradativamente anoitecia, fui tomada pela melancolia das lembranças. E hoje acordei com saudades de você. Tenho estado com você há tantos…

Carta aos censores

Caro leitor, O Dicionário Michaelis dá a seguinte definição a palavra censura: “Censuracen·su·raSubstantivo Feminino1 Ação ou efeito de censurar.2 Exame de trabalhos artísticos ou de…

Carta a toda a sociedade

Caro leitor, Eu havia me esquecido dessa série, na verdade, estava querendo me desligar de assuntos polêmicos, porque são exaustivos, e eu queria paz. Contudo,…

Carta a uma sociedade

  Caro leitor, É evidente o empenho dos três poderes em manter nosso país em um marasmo econômico, social e político. E toda essa falta…

Carta aos desavisados

Caro leitor, Há muito que não escrevo nessa série que tanto me agrada, onde posso, com a clareza dos fatos, explanar minha visão sobre as…

Dear me

Querida eu, Ontem, enquanto gradativamente anoitecia, fui tomada pela melancolia das lembranças. E hoje acordei com saudades de você. Tenho estado com você há tantos anos, entretanto nos perdemos muitas vezes uma da outra no caminho, por isso demorei tanto para finalmente conhecê-la bem. Pretendo finalmente ser capaz de conhecê-la por completo e da melhor forma possível a partir de agora. Eu sei que tem sido forte por todo esse tempo… Então, me desculpe por tantas vezes tê-la negligenciado. Desculpe-me por maltratar você. Desculpe-me por todas as vezes que a fiz chorar, mas principalmente pelas vezes que não permiti que…

Carta a uma sociedade leitora

Caro leitor,No final de 2020, o ministro da economia Paulo Guedes enviou um projeto de reforma tributária para o congresso em que, entre os tópicos abordados, está a taxação de livros, taxação essa que deverá ser de 12% o valor da obra. Ao ser questionado sobre, Guedes afirmou que a taxa não fazia a mínima diferença, porque, historicamente, quem consome livros no Brasil sempre foram as classes mais altas, e que essas pessoas poderiam continuar comprando. A fala do ministro, claramente elitista, dá a entender que quem é de uma classe social mais baixa não deva adquirir livros, ignorando completamente…

Carta aos censores

Caro leitor, O Dicionário Michaelis dá a seguinte definição a palavra censura: “Censuracen·su·raSubstantivo Feminino1 Ação ou efeito de censurar.2 Exame de trabalhos artísticos ou de material de caráter informativo, a fim de filtrar e proibir o que é inconveniente, do ponto de vista ideológico ou moral.” É sabido que há séculos, grupos, governos, ideologias, instituições e tantos outros componentes da ordem social à qual pertencemos atuam com mão de ferro para barrar pensamentos que divergem do aceito por tal grupo. Cito aqui alguns desses acontecimentos históricos, para posteriormente nesse texto, relatar a forma de censura que vemos ainda hoje, atuante…

Carta a uma sociedade fascista e supremacista

Caro leitor, Se você me acompanha, sabe que em todos os textos que escrevo nessa série, tento deixar minhas críticas em relação a ambos os lados, direita e esquerda; mas, hoje isso seria uma comparação injusta. Um dia em que tivemos grupos liderados por uma neonazista declarada indo fazer “manifestação” (lê-se terrorismo) com máscaras brancas e tochas nas mãos (parece que isso me lembra alguma coisa), pedindo o fim de uma instituição democrática. Nesse mesmo dia, um grupo de hackers indica ligação de grupos da extrema-direita de todo o mundo ao tráfico de pessoas. Ainda hoje, diversas manifestações contra o…

Carta a toda a sociedade

Caro leitor, Eu havia me esquecido dessa série, na verdade, estava querendo me desligar de assuntos polêmicos, porque são exaustivos, e eu queria paz. Contudo, nosso país se encontra em uma época em que pedir paz é ser insensato ao ponto de negar a realidade. Certa vez, Martinho Lutero afirmou que deveríamos buscar “a paz, se possível, mas a verdade a qualquer preço”. Vivemos em um país polarizado, com ambos os lados em seus extremos, o diferente é combatido, e o sensato é chamado por ambos os lados de “isentão”. Concordo que não devemos ser isentos em relação a opressões,…

Carta a uma sociedade

  Caro leitor, É evidente o empenho dos três poderes em manter nosso país em um marasmo econômico, social e político. E toda essa falta de princípios se estende também a uma parte da população. Nossa sociedade está passando por um processo de normalização de atitudes de autoritarismo.Durante uma entrevista na rádio Jovem Pan, o jornalista, fundador do site de notícias “The Intercept”, Glenn Greenwald, é atacado pelo exponente do jornalismo brasileiro, Augusto Nunes. O que era pra ser uma entrevista com respeito bilateral se transformou em um espetáculo de mal-caratismo de ambas as partes, mas especialmente do brasileiro, que…

Carta aos desavisados

Caro leitor, Há muito que não escrevo nessa série que tanto me agrada, onde posso, com a clareza dos fatos, explanar minha visão sobre as ocorrências do cotidiano. Esse era para ser um quadro que levasse ao pensamento crítico e democrático, mas vejo, na sociedade, um movimento inverso.Em 1940, os alemães inauguraram, durante ocupação na Polônia, os famosos “guetos”, locais designados para isolar judeus do restante da civilização.Consequência: nos cinco anos que se sucederam, mais de seis milhões de mortes arbitrárias ocorreram na Alemanha e nos demais países em que o Nazismo imperava.Há alguns anos que a China vem instalando…

Carta a uma utópica sociedade perfeita

Caro leitor, Há aqueles que defendem Rousseau, afirmando enfaticamente que o homem nasce bom, sendo, o meio em que vive, influenciador de um futuro humano corrompido. Com todo respeito, Rousseau não sabia nada da vida. O ser humano desde a madre já é corrompido. Como seria diferente? Já nos primeiros segundos de vida, em um claro sinal de revolta, põe-se a chorar. O ser humano é revoltado contra sua própria natureza, o único animal que até mesmo no ato solene do nascimento, se revolta contra tudo e todos.  Anarco-capitalistas e anarco-comunistas propõem uma sociedade em que cada cidadão é dono…

Carta a uma sociedade apatriota

Caro leitor, Que atire a primeira pedra quem nunca disse ou ao menos ouviu alguém dizer “quando concluir a faculdade, irei embora do país”. Somos uma sociedade de inimigos de nós mesmos. Pensamos no Brasil como o fim do mundo, mas nem ao menos tentamos transformá-lo em um local melhor. Desistimos. É a única coisa que sabemos fazer de verdade, darmos as costas às dificuldades.  Nem ao menos damos o devido crédito ao Brasil, quando merecido. Segunda Guerra Mundial; o Brasil teve importante participação na libertação da Itália, mas não lembramos, preferimos apagar de nossa história qualquer ideia de um…

Carta a uma sociedade volúvel 

Caro leitor,  Agora que já nos conhecemos, sinto-me mais à vontade em abordar os mais variados temas. Sua opinião pode ter sido diversa em relação à minha primeira carta, e esse era de fato um dos objetivos de tal texto, trazê-lo para uma reflexão sobre situações que muitas vezes nem paramos para pensar. Espero que possamos manter uma relação de comunicação saudável independente de divergências. Sem delongas, vamos lá.  Talvez você, em algum momento da vida, tenha expressado seus sentimentos intensamente. A vida é uma tragicomédia, não há como negar. Vivemos de extremos, a vida deixou de ser simplesmente a…

Carta a uma sociedade imoral e irracional

Caro leitor, Já olhou para alguém e pensou o que se passa na cabeça dela? Quando olho para os discursos de alguns políticos, penso em um vácuo intelectual, falta de lógica e sensatez. É o que eu vejo. Hoje, porém, imagino algo além disso. Vejo um político amado e odiado por muitos, que se denomina o faxineiro ético da política, que se elegeu com o voto do “cidadão de bem” (que, ironicamente, apoia a pena de morte. Que bondoso, o cidadão), dizendo coisas absurdas. Imagine um país rico. Certo, agora esqueça o que você acabou de imaginar, porque se concretizados…

Carta aos contraditórios manifestantes

Caro leitor, Como você deve saber, o contingenciamento feito pelo governo tem causado certa oposição de grupos que de praxe discordam de qualquer palavra dita por nosso governante, mas, em momento algum, param para analisar as circunstâncias nas quais o país foi deixado. Nossa sábia estocadora de vento que não queria estabelecer metas, juntamente com o conde Drácula de Brasília, simplesmente acabaram com qualquer possibilidade de crescimento do país, econômico, educacional ou em qualquer outra área, a médio ou longo prazo. O contingenciamento é necessário (não entro na questão de que deveria ou não ser realizado da forma como foi),…

Carta aos doutorandos em Harvard

Caro leitor, Sabe quando você acorda de manhã com aquela vontade de colocar aleatoriedades no seu currículo? Confesso que diversas vezes pretendi fazer pós-doutorado em Harvard; então, estou tão próximo do meu diploma, não é mesmo? Ninguém se incomodaria se colocasse que já o concluí, mesmo estando ainda cursando o Ensino Médio, porque é a intenção que conta. E digo mais, como a instituição em que estudo é de alto nível, mesmo para os padrões internacionais (grato, Instituto Federal), estou ainda mais próximo do tão sonhado diploma. Sei que pode parecer ignorância, mas porque não me beneficiar com um pequeno…

Carta a um leitor

Caro leitor, Venho por meio desta, expressar, compartilhar, meus mais árduos sentimentos como também uma leitora. Acredito que nós leitores, corajosos o suficiente para nos atrever a mergulhar em mundos literários, não passamos de almas que vagueiam entre uma página e outra, fazemos saltos temporais em meio aos capítulos, não somos nada além de pessoas formadas por palavras dispersas aguardando o dia em que nos tornaremos um livro completo com pessoas dispostas a se arriscarem a nos ler. Guardamos em cada livro lido uma parte de nós. Nossos livros mostram quem somos, mostram uma parte que ocultamos do restante do…

Carta a uma sociedade centrada na fama

Caro leitor, Essa é a primeira vez que nos comunicamos, e espero que consigamos dialogar colocando em pauta temas intrinsecamente ligados à vida, à sociedade e ao convívio que temos com ela. Talvez com essa primeira carta, não consiga me apresentar da melhor maneira, provavelmente você só passe a saber quem eu sou e a minha opinião sobre as coisas cotidianas ao decorrer das nossas conversas. Ontem, tivemos a infelicidade de receber a notícia de que um famoso cantor havia sofrido um acidente aéreo. Quantas pessoas morrem todos os dias, é triste receber tais notícias. A morte causa dor e…

Sua Morte e o Morrer

Carta ao meu amado brinquedo,   Não foi difícil enganá-lo, pois era inocente sentimentalmente, mal sabia como gostar de alguém. Já não é fácil estar aqui, sente que existe, mas não vive, pois fiz questão de ser tudo que você tinha. Assim doeria mais, depois que eu o deixasse, e não foi complicado ser único para você, pois era pequeno e frágil e me aproveitei disso tudo. Seus sentimentos foram rápidos e não precisei enrolar muito. Deixei você imaginar mil coisas, pois assim é muito melhor, agora culpe-se por ter sido idiota..   Fui para você o monstro que você…

Carta ao recém-formado petista

Caro recém-formado petista, Parabéns por tornar-se um comunista de Copacabana! O seu curso Iniciação ao Petismo está concluído! Para se especializar no assunto, vale a pena estudar mais sobre História do Brasil e desigualdades sociais. Ao final, algumas considerações: Quanto aos milhões de desempregados: Esqueça! Se alguém perguntar, coloque na conta do FHC. Ou melhor, do Temer. Quanto aos manifestantes nas ruas nos anos passados: Todos ignorantes. Não passam de uma classe média alta que não merece estar indignada com nada. A verdade é que eles não suportam ver o pobre, filho da empregada, na faculdade. Quanto àqueles deputados e…

Dear me

Querida eu, Ontem, enquanto gradativamente anoitecia, fui tomada pela melancolia das lembranças. E hoje acordei com saudades de você. Tenho estado com você há tantos…

Carta aos censores

Caro leitor, O Dicionário Michaelis dá a seguinte definição a palavra censura: “Censuracen·su·raSubstantivo Feminino1 Ação ou efeito de censurar.2 Exame de trabalhos artísticos ou de…

Carta a toda a sociedade

Caro leitor, Eu havia me esquecido dessa série, na verdade, estava querendo me desligar de assuntos polêmicos, porque são exaustivos, e eu queria paz. Contudo,…

Carta a uma sociedade

  Caro leitor, É evidente o empenho dos três poderes em manter nosso país em um marasmo econômico, social e político. E toda essa falta…

Carta aos desavisados

Caro leitor, Há muito que não escrevo nessa série que tanto me agrada, onde posso, com a clareza dos fatos, explanar minha visão sobre as…
1 2